quarta-feira, 27 de junho de 2012

26/06/2012

De manhã cedo nem parecia que houve uma tempestade no dia anterior. Saímos às 7h10 do hotel em direção a Acapulco (2.037km de distância). Rodamos 26km e, então, percebemos que as placas anunciavam que só havia posto de gasolina 150km depois. Com apenas ¼ de diesel, tivemos que voltar para abastecer o carro. A rodovia é ótima e bem sinalizada (retorno a cada 30km).

No km 90 pagamos um pedágio de 241 pesos (U$24,00). Passamos a cancela e os policiais mandaram parar o carro.  Pediram documentos e nos liberaram. No km 114 vimos no acostamento um cara estranho, de bicicleta, com uma espingarda cruzada nas costas e dois cachorros seguros pelas coleiras. Não era o Pancho Villa, com certeza.
Entramos em Chichen-Itza, cidade onde está o majestoso sítio arqueológico maia em cuja entrada se encontra o enigmático Castillo de Kukulcan, uma pirâmide de 30m de altura na qual se mescla a influência maia e asteca.  Perdemos (ou ganhamos) 2 horas visitando essas construções fantásticas que ainda perduram e confirmam a existência de um povo que teve seu tempo de glória e riquezas advindas do comércio que mantinham com outros povos. Pagamos 140 pesos para entrar e sair da cidade.

Seguimos para o nosso destino passando por Mérida. No percurso, o Exército está presente a cada 30km mais ou menos. Paramos em Campeche, pois se continuássemos pegaríamos a noite na estrada. É uma cidade charmosa, que guarda seu passado nas construções da época em que era necessário murar a cidade para proteger-se dos ataques dos piratas. É tão encantadora quanto as outras cidades antigas que visitamos nos outros países. À noite é oferecido, todos os dias, um show de águas dançantes na praça.  Uma das músicas era brasileira. Ficamos num hotel do sec. XIX, no coração da cidade antiga, e por um preço bem acessível.

2 comentários:

  1. Tô vendo que as emoções são muitas...


    Tão muito bacanas as tuas escritas...

    Que a viagem continue bem.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Walter,
    Já viste que nem tudo é só maravilha, né? Mas está valendo a pena.

    ResponderExcluir