segunda-feira, 11 de junho de 2012

11/06/2012
Ontem, conversamos com Julio sobre o nosso interesse em ir a Cuba (ele já foi), e ele se ofereceu para pesquisar pra nós o preço das passagens e visto para entrada em Cuba. Hoje de manhã recebemos surpresos seu telefonema dizendo que achou uma promoção de passagem por U$365,00. Imediatamente confirmamos que iríamos a esse preço. Então, ele agilizou uma entrevista conosco na Embaixada de Cuba, situada na cidade de Guatemala, nos levou até lá, e conseguimos o visto.  Em seguida ele nos levou até a agência de turismo, compramos as passagens e reservamos hotel em Havana.  Partiremos na próxima quarta-feira.
Depois do almoço fomos conhecer sua família. Ele, a esposa e os filhos trabalham com materiais elétricos na empresa familiar. Ele nos levou também ao seu outro trabalho de exportação de equipamentos, e mais tarde fomos a um shopping muito bonito e nos encontramos com seus dois filhos, a nora e a netinha Vanessa, lindinha, que é o xodó do vovô, claro.
Antes de voltarmos para o hotel tomamos um café com pastel (bolo) de banana e nozes. Estava uma delícia. De todos os cafés que tomamos desde que saímos do Brasil, o da Guatemala foi o melhor.
 
 
10/06/2012                                                                                                                                                                            
Júlio nos apanhou no hotel de manhã e nos levou em seu carro até Mixco Viejo, uma das últimas cidades erguidas por indígenas, cujas edificações se parecem com as outras que foram construídas pelos maias. 
No percurso nos atrasamos devido a uma maratona que estava acontecendo nas aldeias pelas quais passamos para chegar ao local. Antes de chegarmos, passamos por outra aldeia que celebrava o dia de Corpus Cristi. As ruas estavam enfeitadas com os famosos tapetes de flores indicando por onde a procissão passaria.
Chegamos a Mixco Viejo, que se encontra numa grande área arborizada, quase ao meio-dia. Uma cidade organizada, edificada com pedras superpostas, que data do século XII e XIII. No sítio estão várias pirâmides e um campo de bola bem preservado. Caminhamos pelo sítio, batemos fotos e retornamos para a cidade a fim de almoçar. 
Depois do almoço fomos para Antigua, 1530m de altitude (declarada Patrimônio da Humanidade), rodeada de colinas e dos vulcões Agua, Acatenango e Fuego, com altura em torno de 4.000m. Depois de sofrer diversas destruições devido a terremotos e à erupção do vulcão Fuego, a cidade começou a ser restaurada a partir do século XIX, e hoje é um local encantador para se visitar. A partir da Praça Central foram construídos os edifícios mais representativos: a Catedral, da qual só restou a fachada depois do terremoto de 1773, o Palácio dos Capitães, construído em 1549 e reconstruído em 1735, o Arco da Quinta Avenida, o qual abarca a vista do vulcão Agua, e o Ayuntamiento, onde está o Museu de Santiago.
Entramos no mercado de artesanato, caminhamos pelas ruas calçadas de pedras rústicas, observamos a animação do povo e dos turistas circulando na cidade. Tomamos um café delicioso com bolo de cenoura numa cafeteria perto da praça. Voltamos para o hotel à noite.
Agradecemos imensamente ao nosso mais recente amigo o dia prazeroso que nos proporcionou.

2 comentários:

  1. Sogrinha!!! Que legal!!! Amanhã vão pra Cuba! A minha amiga Laura (do uruguai) esta là com o namorado Ihosvany (cubano). Eu mandei uma mensagem pra ela, tomara que vocês consigam se comunicar vou te mandar o e-mail dela. Beijos e boa viagem!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi queridos, que máximo!! Engraçado, hoje estive visitando a Ondina, tomei um café com ela e na conversa falei que tinha quase certeza que vcs iriam a Cuba, Haiti... que com certeza não perderiam a oportunidade. E olha aí, não é que conheço um pouco esses meus amigos, he,he.. Boa viagem queridos, e contem tudo...
    Beijos, Irene e família

    ResponderExcluir