sábado, 23 de junho de 2012


23/06/2012
Ficamos sabendo que de Corozal Town sai um barco e um avião que chegam à ilha de San Pedro. Decidimos ir de barco, porque achamos que seria mais emocionante. Deixamos o carro no hotel e caminhamos até o porto para pegar o barco às 7h da manhã.

Era um barco pequeno com capacidade para 30 pessoas nos bancos laterais, mais sacolas, sacos, mochilas, malas, caixas, fardo de papel higiênico, banana, gato, cachorro e papagaio. Mal tínhamos espaço para apoiar os pés no fundo do barco. O percurso é de uma hora e cinquenta minutos. Deu vontade de desistir, mas era a nossa chance de conhecer a ilha de San Pedro.
Desembarcamos na ilha às 8h45, onde está o mangue.  Atravessamos 4 quadras a pé e já estávamos do outro lado da ilha: areia branca, água transparente esverdeada, veleiros, hotéis excelentes e muitos turistas. Tomamos um café delicioso numa cafeteria cubana perto da praça e depois ficamos curtindo a ilha até às 3h da tarde, horário de retorno do barco, com previsão de chegada a Corozal às 4h50min.

Quando estávamos no meio do Mar do Caribe, sem sinal de celular, o motor do barco deu pane. Ficamos 40 minutos à deriva, sob um sol escaldante que só era amenizado com a brisa do mar e a contemplação da água transparente esverdeada, que permitia vermos o fundo do mar e a passagem de um ou outro peixe nadando totalmente alheio ao nosso problema. Olhando o pessoal dentro do barco com toda aquela tranqueira de bagagens, me senti uma refugiada se aventurando no Mar do Caribe em busca da “terra prometida do tio Sam”.
Conseguiram fazer o motor pegar, mas falhando o tempo todo e a passo de tartaruga. Às 5h começou a se formar uma tempestade a oeste, e temíamos que ela nos pegasse no meio do mar. Escapamos da tempestade, mas o barqueiro nos jogou num banco de areia, e o casco do barco arrastou no fundo e balançou. Quando foi possível se comunicar, chamaram um barco para nos resgatar. 

Às 6h30 chegou um barco menor, e tivemos que nos amontoar mais ainda. Nem observamos se havia coletes salva-vidas para todos, pois já estava anoitecendo e queríamos chegar o mais rápido possível a Corozal.  A lua apareceu no céu e a noite caiu na imensidão do mar. Por volta das 7h15 avistamos brilho de luzes no horizonte e outra tempestade se formando ao fundo da cidade.  Desembarcamos no porto por volta das 8h da noite, cansados, sedentos e esfomeados.
Queríamos emoção, mas não tanta assim!

3 comentários:

  1. E eu que pensei que eles estavam viajando de carro

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Isso sim que é aventura, não sabia que queriam reeditar o filme do Naufrago...
    Abraços Junior (do Zico)

    ResponderExcluir