sexta-feira, 29 de junho de 2012

27/06/2012

Às 7h30 da manhã já estávamos saindo de Campeche pela estrada litorânea, no lado do Golfo do México. A costa sudoeste é calma (a água), com vegetação rasteira, coqueiros e arbustos. Passamos por Champoton, vila de pescadores, de águas tranquilas, cuja entrada estava guardada por um pelotão do Exército, com barricadas e tudo, e mais um grupo de policiais estaduais. Passamos sem ser molestados. Cruzamos por vários caminhões do Exército com soldados sentados na carroceria, com armas, granadas, cantis, etc. Não tivemos coragem ainda de bater uma foto, pois eles podem tomar a câmera.
Por volta das 10h30, na entrada da Ciudad del Carmen, mais uma barreira de policiais. Passamos. Pagamos 58,00 pesos para entrar na ponte, e 67,00 para sair na outra ponte que liga as entradas da laguna de Terminos. O tempo fechou e começou a chover.

Na cidade de Frontera, soldados mandaram a gente parar, pediram para sairmos do carro e começaram a revistar a bagagem para ver se estávamos portando armas. Pediram passaporte, fizeram várias perguntas e nos liberaram. Passamos por mais dois pedágios: 58,00 e 89,00 pesos.
No km 114, depois de Villa Hermosa, soldados nos mandaram parar novamente e revistaram o carro pela segunda vez. Havia mais uma barreira de soldados 6km depois, e 500m a frente outro grupo de soldados que nos mandou parar a fim de revistar o carro e ver os documentos.  Dessa vez foi o Tadeu que “rodou a baiana”, disse que não éramos bandidos, mas apenas turistas a fim de conhecer o país deles e que não entendia por que motivo estavam nos revistando pela terceira vez. Disseram que estavam numa operação de desarmamento e que aquela era uma zona perigosa. Ainda pagamos mais três pedágios de 15,00, 20,00 e 150,00 pesos antes de chegarmos a Tuxtepec .

Na bifurcação para a cidade de Tuxtepec, mais policiais com barricadas nas margens da estrada.  Entramos no centro a procura de hotel para passar a noite.  O centro da cidade é feio e aglomerado, e os hotéis estavam lotados.  Entramos na avenida beira-rio, do outro lado da cidade, e conseguimos um hotel 4 estrelas, com piscina, elevador panorâmico, cama king size, por apenas U$55,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário