segunda-feira, 4 de junho de 2012

04/06/2012

O cardápio do café da manhã oferecia café (negro o con leche), arroz com feijão, feijão frito, galinha frita, carne ensopada, ovos mexidos (huevos revueltos), panquecas e tudo o que a gente não está acostumado a comer de manhã. Tadeu, já farto de tanta comida estranha, disse ao garçom: “Eu só quero ovos revoltados com pão”. Eu tive um ataque de riso enquanto o garçom ficava olhando pra gente sem entender nada.
O sítio arqueológico fica a 1km do hotel, então, deixamos o carro na garagem e pegamos um tuk-tuk (uma moto adaptada para levar três pessoas). O sítio está situado no valle de Copán, tem uma área de 24km2 e foi declarado Sítio de Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1980. Copán é uma cidade maia do período entre 250 e 900d.C, muito desenvolvida nas artes, na arquitetura e astronomia.  

 As primeiras notícias das ruínas de Copán datam de 1576, quando Diego Garcia de Palacios envia uma carta ao Rei Felipe II : En el camino (de Guatemala) a la ciudad de San Pedro, en el primer pueblo dentro de la provincia de Honduras, llamado Copán, hay ciertas ruinas y vestígios de una gran población, y de soberbios edificios, de tal habilidade y esplendor, que parece que nunca pudieron haber sido construídos por los nativos..”
Ficamos durante três horas percorrendo os fantásticos edifícios maias pelos caminhos do parque, embaixo de árvores, tendo várias espécies de aves sobrevoando e cantando ao nosso redor. É um parque mágico, que guarda a história de um admirável povo que deixou marcas de sua civilização para a posteridade.

3 comentários:

  1. que viagem quando eu crescer eu também vou fazer

    ResponderExcluir
  2. Joel,
    Quando a gente menos espera, já está crescido.
    Um abraço
    Tadeu

    ResponderExcluir
  3. Queridos, os relatos me fazem viajar junto! Adorei os ovos revoltados do Tadeu, acho que vai ficar no nosso dicionário junto com o cotchada da Natália!
    Beijo grande
    Luciana

    ResponderExcluir