quarta-feira, 2 de maio de 2012

1o/05/2012

Jaime nos deu todo o apoio para o passeio de lancha até as ilhas e até disponibilizou uma estada pra nós na ilha onde fica o Oceanário. Os tanques do Oceanário estão localizados no mar, contíguos à ilha. São cercados enormes onde ficam golfinhos, tartarugas, tubarões e uma variedade imensa de peixes. Há passarelas por cima dos aquários para a visitação e para apreciar o show dos golfinhos e dos tubarões. Estes comem praticamente na mão do tratador, que os toca como se fossem animaizinhos dóceis. Dá medo de ver.
No embalo, voltamos para a lancha, que continuou o passeio até até Playa Blanca na ilha de Baru, e esquecemos que deveríamos passar a noite na ilha do Oceanário (Bruno prestou consultoria e deu treinamento na Colômbia sobre Aquicultura). Perdemos essa oportunidade, mas fizemos amizade com dois casais colombianos; um casal mora na fronteira com a Venezuela e estava comemorando 20 anos de casamento. Conversa vai, conversa vem, acabamos trocando e-mail, telefone e oferecendo reciprocamente nossas casas para hospedagem, quando formos à cidade deles e quando eles forem ao Brasil.
À noite fomos à iluminada cidade murada, onde turistas e moradores vão para a praça, passeiam de bicicleta ou andam de carro de cavalo pelas ruelas da cidade. Os restaurantes ficam abertos até tarde e táxis e carros não circulam no período noturno.

30/04/2012
De manhã chegou o mensageiro, enviado por Andrés, para nos levar até o escritório que prepara a documentação para despachar o carro de Cartagena para Colón – Panamá. 

Almoçamos, e à tarde, voltamos ao escritório para completar o processo e ir até o porto levar a documentação. No porto, só o Tadeu pôde entrar, pois o carro está no nome dele. Eu tive que ficar esperando do lado de fora. A data provável para a saída do carro é dia 08 de maio. Agora temos que decidir se vamos até o Panamá de avião ou de veleiro, que leva cinco dias para chegar, percorrendo as ilhas que ficam nessa região do Caribe.
Chegamos no hotel cansados de tanta burocracia. À noite fomos ao apartamento dos brasileiros. Ouvimos histórias interessantes sobre a viagem deles. Foram até o norte dos Estados Unidos e agora estão voltando para o Brasil. Disseram que o carro deles chega dia 1o de maio, mas como é feriado só poderão retirar o carro no dia 2.


29/04/2012
Ainda estamos em Cartagena e não sabemos exatamente quantos dias ainda teremos que ficar. Encontramos três brasileiros (1 de Lages e 2 de Curitiba), que estão esperando há 16 dias o carro  que já deveria ter chegado de Colón – Panamá. Infelizmente para transpor os 130km que faltam de estrada para ligar Colômbia e Panamá, leva-se de 5 a 8 dias úteis só para dar entrada na documentação do carro, torcendo para não haver nenhum imprevisto no porto. E o preço é um absurdo.  E pode haver atraso. E o estresse é grande. E não se pode ir junto com o carro porque o navio só leva carga. A Pan-americana é interrompida aqui. 

À tarde visitamos o Castilho de San Felipe, que fica fora dos muros da cidade antiga, na colina de San Lázaro. É o maior castelo construído pelos espanhóis na América do Sul e teve importante papel na defesa do então Vice-Reino de Nova Granada. Sua construção iniciou em 1536. No seu interior existem túneis estreitos que atravessam internamente a edificação de um lado ao outro. Estava nublado, e não conseguimos pegar o pôr do sol da cidade, que dizem ser muito bonito.
À noite Andrés nos convidou para jantar em sua casa. Jaime (amigo de Andrés) e sua esposa nos apanharam no hotel para nos guiar até o apartamento dele. Conhecemos sua família simpática, acolhedora, alegre, assim como seus amigos. Serviram uma carne deliciosa à brasileira, e a salada tinha uma frutinha ácida, deliciosa, que eu nunca tinha comido.   Aí combinamos nossa ida às Islas del Rosário, bem como à agência para dar entrada nos papéis para a travessia do carro.











4 comentários:

  1. Hola Edite como van? quisiera saber de ustedes donde están? y como la han pasado los extrañamos pues fue tan corto el tiempo y a pesar de todo le tenemos cariño saludos de mis hijos y que los admiran bastante por su osadía para viajar sin conocer para viajar a otros países que ustedes son unos valientes nuestros hijos nos animan que hagamos lo mismo como te parece???
    estuvimos compartiendo las fotos con la familia amigos saludos y buena marcha que Dios los bendiga y los acompañe y los libre de todo mal y peligro....
    Esperamos comunicarnos a diario para saber de sus experiencias y aprender de ellas y seguir mirando tus fotos espectaculares.
    No se olviden que acá en Cúcuta Norte de Santander Colombia tienen una familia mas Con cariño Hernan León y Liliana Chávez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liliana e Hernan,
      Que ótima surpresa receber mensagem de vocês. Achamos que seus filhos têm razão em incentivá-los a viajar. Quando forem ao Brasil, estaremos igualmente com nossa casa à disposição de vocês e família.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Oi!

    Hoje é 4/5, pelo que entendi vocês estavam trancados em Cartagena, por causa da travessia do carro. Já conseguiram partir daí e entrar no Panamá, ou ainda não deu? Espero que possam resolver esta questão logo. De um jeito ou de outro, o Bruno nos contou que é uma cidade muito bonita e interessante. O Jairo também sempre quis conhecer Cartagena. Que jóia que vocês estão conhecendo um monte de pessoas e trocando endereços com elas. Deve estar sendo uma baita experiência. Continuem curtindo a experiência. Um beijão aos dois.
    Laura

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida,
    Estamos em Cartagena ainda, e se tudo der certo vamos para o Panamá no dia 08 de maio. Esta travessia é assim mesmo complicada. Todos que vêm de carro passam por isso. Já que não podemos fazer nada, estamos curtindo Cartagena um pouco mais do que previmos.

    ResponderExcluir