sexta-feira, 4 de maio de 2012

04/05/2012

Hoje fomos conhecer melhor os arredores da cidade murada. Do lado de fora, próxima aos muros, está a outra parte da cidade, que conserva o estilo dos sobrados com sacadas de madeira. Ali perto também está o moderno Centro de Convenciones, construído na década de 80, com o mesmo material dos edifícios da cidade antiga.  Do outro lado da rua se encontra o Teatro de Colón, o Teatro de Cartagena e o Convento de San Francisco. O convento tem um jardim interno, contornado por aposentos com portas em arco, que hoje funcionam como salas de aula da Corporacion Universitaria Rafael Nuñez. A parte lateral direita do convento é hoje um centro comercial bonito.
Almoçamos no restaurante La Casa de Socorro, num prédio colonial charmoso, que serve uma comida deliciosa.

Percorremos mais um pouco as ruas e entramos no mercado central, onde finalmente o Tadeu conseguiu uma bandeirinha da Colômbia (cada vez que entramos num país, colamos uma bandeira no vidro do carro). Por todas as cidades pelas quais passamos, procuramos uma bandeira da Colômbia, mas nunca conseguimos uma livraria, papelaria ou qualquer loja que tivesse bandeira para vender. Inconformado, Tadeu pagou um rapaz para imprimir uma no computador.  
Voltamos para o hotel a fim de organizar nossa bagagem, pois o carro terá que ser levado para o porto amanhã.


03/05/2012
De manhã fomos ao banco sacar dinheiro para pagar as contas. Alguns restaurantes não aceitam cartão. Pegamos o carro e fomos ao Volcán del Totumo. É uma cratera vulcânica cheia de lodo, que fica na região do Caribe, a 50km de Cartagena. É um a elevação de mais ou menos 20m de altura, e para entrar na cratera e se “banhar” com a lama medicinal que fica dentro, deve-se subir uma escada de madeira. Há restaurantes rústicos ao redor, com telhados de palha. Não entramos na cratera, mas sentamos num restaurante e comemos um peixe saborooso, escolhido por nós, preparado na hora.

Andamos até a praia, que fica a alguns metros do vulcão e onde o pessoal se banha para tirar a lama do corpo.  Parece uma lagoa com águas tranquilas. Continuamos até a Playa de Boca Tocino, igualmente tranquila, com mangues e praias. De um lado da estrada fica a praia, e do outro, há fazendas de gado. Alguns animais andam soltos pela estrada e pela praia. Acabamos indo até Barranquilla, uma das cidades (e porto) mais importantes do norte da Colômbia.  Não chegamos a conhecer a cidade, pois já estava muito tarde e resolvemos voltar para Cartagena.

 02/05/2012
Tomamos café numa lanchonete perto do hotel. Depois fomos ao apartamento dos brasileiros para saber se o carro deles tinha chegado. Não estavam em casa. Tinham ido ao porto.
Demos mais umas voltas pela cidade e começamos a procurar agência de turismo para comprar passagem aérea para o Panamá. Desistimos do veleiro porque demoraríamos mais tempo ainda para chegar a Colón. No próximo sábado (dia 05), Tadeu tem que ir ao porto levar o carro, e no dia 7 tem que estar lá também para a vistoria da polícia, ou seja, tiram tudo de dentro do carro, das malas, da caçamba, etc., trazem cachorros farejadores de droga, enfim, fazem uma geral no carro que vai entrar no navio.

À noite falamos com os brasileiros. O carro chegou, mas ainda não conseguiram tirá-lo de dentro do porto. É muita burocracia. O dono do carro tem que alugar capacete, colete, usar calçado fechado, calça comprida e exigem até seguro de vida para entrar no porto.

4 comentários:

  1. Oi queridos, que perrenque heim, para atravessar esse canal. Em contrapartida, estão se familiarizando bastante com a cidade e conhecendo outros viajantes. Rose está aqui e manda um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meninas,
      Pois é. Essa travessia é a pior parte da viagem. A gente tem que esperar o navio e não tem o que fazer. A cidade é bonita, tranquila, tem muita coisa para ver, mas já está na hora de ir embora, pois temos muito chão ainda pela frente.
      Um beijão pra todos

      Excluir
    2. hola Edite te dejamos un mensaje antier no se si lo recibiste pues no he podido manejar bien este programa, espero que estén bien y queremos saber como están y en donde van los pensamos todos los días que Dios los bendiga saludos al señor Tadeo los esperamos en Cúcuta.......un beso y un abrazo
      felicidades Hernan y Liliana

      Excluir
    3. Oi, Liliana e Hernan,
      Recebi a mensagem de vocês e respondi na postagem do dia 02 de maio (miércoles). Adorei saber que vocês estão nos acompanhando. Conforme falei na postagem anterior, estamos esperando vocês no Brasil quando voltarmos.Obrigada. Um grande abraço.

      Excluir