sexta-feira, 20 de abril de 2012

20/04/2012

Deixamos Pasto às 8h30 da manhã. Abastecemos no primeiro posto que encontramos na saída da cidade e seguimos em direção a Cali. Pedimos informação a um senhor, que gentilmente nos orientou como pegar a Pan-Americana. Alguns quilômetros depois já havia um pedágio de 4.000,00 pesos. Depois de rodar 18km tivemos que parar porque estavam retirando desmoronamentos da pista. As chuvas dos dias anteriores fizeram um grande estrago em comunidades e estradas da Colômbia.
Ao longo da estrada, tão sinuosa quanto as estradas do Peru e as do Equador, se encontram vilarejos, casinhas nas montanhas e restaurantes decentes para fazer uma refeição. A paisagem também é parecida, pois a rodovia contorna montanhas e atravessa vales e pontes que ligam as margens dos rios.

A 157km a estrada fica mais tortuosa, com  curvas em “S” de deixar a gente estonteado. E isso se repete por quilômetros. Em cima da estrada está uma cidadezinha chamada El Bordo. Mais adiante, um pedágio de 6.500,00 pesos.
Nesse percurso, soldados do Exército estavam presentes a cada 10km mais ou menos. Barreiras caídas na pista forçavam os carros a prosseguirem com cautela, e operários e máquinas trabalhavam na desobstrução da passagem.

Depois de percorrer 245km, a estrada melhora e aparece mais um pedágio de 6.500,00 pesos. À medida que chegamos mais perto de Cali, mais soldados postados no acostamento. Felizmente nenhum deles mandou a gente parar. E mais um pedágio de 6.600,00 pesos antes de chegar na entrada de Cali.
Entramos pelo sul da cidade, às 5h da tarde. As avenidas são bem arborizadas e há parques para lazer e parques enormes com campos de futebol. Ficamos meio perdidos com o engarrafamento e com tantas ruas, sem saber exatamente qual delas levaria ao centro. Queríamos nos hospedar antes do anoitecer. Perguntamos a um motoqueiro, que passava perto de nós, onde era o centro, e ele não só nos guiou até o centro como nos deixou na frente de um hotel. Agradecemos e nos despedimos do gentil muchacho.

Falamos com Bruno (amigo e treinador de rúgbi do Daniel) pelo skype. Ele está morando na Costa Rica atualmente, e já agilizou um contato pra nós em Cartagena para a travessia do carro. Agradecemos imensamente a tua força, Bruno.

1. Edite .... estou acompanhando vocês daqui, através do teu relatório, quanta emoção!!!.
    Que as bençãos de Deus estejam sempre presentes na vida deste belo casal ....que adora....viajar.Bjs

1. Oi, Olga,
      Estamos em Cali, Colômbia. Assim que conseguir internet no hotel, vamos atualizar o blog. Estamos agora numa Lan house.
      Beijos pra toda a famìlia.

2. Oi tia Edite e tio Tadeu, aqui é a Camila, nós aqui em casa estamos acompanhando vcs tb, pra todos que eu conto da viagem , morrem de inveja. A netinha de vcs ta linda, ja ta engatinhando( eu sei que vcs ja sabem ), é a coisa mais gostosa, a mãe ta até querendo uma tb rsrsrsrsrs.

Beijos pra vcs

Ps: a vó manda muitos beijos

1. Oi, querida,
      Morro de inveja quando falam da minha fofinha. Estou morrendo de saudade de todo mundo, mas dela e da vò Ondina ...
      Beijos da tia Edite

3. Edite
    Sou o Carlos Lima (Carlão). Eu e minha esposa Ana, que também tá seguindo o blog, já fizemos três grandes viagens pela América do Sul, duas de moto e uma de carro. Na última em fev/12 estivemos no marco zero da rodovia Panamericana em Quellón, no sul da Ilha Chiloé no Chile. O Luciano Capistrano foi quem nos informou o blog, e aqui estamos acompanhando esta viagem fantástica de vocês. Nunca pensamos na Panamericana antes de conhecer o seu começo/ou fim, por isso também nosso interesse nas informações postadas, para quem sabe um dia seguir os mesmos passos de vocês.
    Continuem fazendo uma boa viagem, estamos na carona.

Carlão

1. Carlao e Ana,
      Jà estivemos tambèm na ilha de Chiloè e Ushuaia (El Fin del Mundo), ùltima cidade da Amèrica do Sul.
      Temos certeza que vocês tambèm farao uma viagem desta, ou outra, que poderemos programar juntos. O mais difìcil è enfrentar o primeiro quilömetro, depois è sò seguir o destino traçado.
      Um grande abraço.

4. Oi Edite e Tadeu!

Estamos orgulhosos de poder acompanhar essa viagem.
    Com certeza é um sonho se tornando realidade.
    voces merecem. continuaremos de carona nessa viagem.
    Fiquem com Deus. Abracos dos amigos Bete e Poeta.

1. Companheiros,
      A proteção dos amigos desejando-nos boa viagem e pegando carona com a gente nessa aventura é uma energia muito positiva, que nos incentiva mais a cada dia que passa.