terça-feira, 17 de abril de 2012


17/04/2012

Otavalo está situada entre montanhas, vulcões e lagos. Da janela do nosso quarto podemos ver um dos vulcões. A população é formada pelos grupos étnicos Kichwa Otavalo, kichwa Cayambi y Mestizo, e os idiomas falados são castelhano e kichwa.
 Após o café, contratamos um guia turístico para visitar os arredores da cidade.  Nossa primeira parada foi na Cascata de Peguche. Na entrada do caminho, feito de pedras pelas civilizações primitivas, há o Templo do Sol, lugar sagrado onde os indígenas reverenciavam o deus Sol. Hoje ainda há tradição de se banhar na cascata, no dia 22 de junho – que no calendário dos povos nativos era o primeiro dia do ano – para tirar os maus espíritos do corpo.

Visitamos em seguida o lago Cuicocha, que está situado dentro da cratera do vulcão Cuicocha, atualmente extinto. No meio do lago ainda existem duas ilhotas. Segundo o guia, quando o vulcão entrou em erupção derreteu o gelo do seu cume formando o lago e as duas ilhotas.
Fomos à cidade de Cotacachi, famosa por sua produção de roupas, bolsas, cintos e outros artigos de couro. Existe uma rua inteira de lojas vendendo esses produtos a preços ótimos.

Passamos por uma comunidade indígena, que, apesar de atualmente viver em casas de alvenaria, ainda mantém suas tradições na fabricação de produtos e nas vestimentas que usam caracterizando o seu grupo étnico. Os mais velhos ainda sabem fiar e tecer manualmente a lã de lhama para fabricar tapetes, mantas e outros artigos artesanais.
Não tivemos muita sorte com o passeio porque o dia estava nublado e não pudemos ver os vulcões, que estavam cobertos pelas nuvens.

À tarde passamos pela feira de artesanato e depois saímos à procura de oficina para trocar o óleo, o filtro e a pastilha de freio do carro, bem como fazer o rodízio dos pneus e a geometria das rodas. Saímos da oficina à noite, porque não havia pastilhas de freio para comprar, e o jeito foi recondicioná-las.


16/04/2012
Após o café fomos ao Centro Comercial trocar dinheiro e comprar uma bandeira do Equador (adesivo) para colar no vidro do carro (já temos a do Peru e a do Brasil). Passamos por uma loja com chapéus do Panamá, que não são produzidos no Panamá, e sim no Equador. O nome dado a esses chapéus se deve aos trabalhadores da construção do Canal de Panamá, que os usavam em massa. No Equador esses chapéus não são baratos, mas no exterior são muito caros.

Fechamos a conta no hotel e seguimos para a cidade Mitad del Mundo, a 25km de Quito, por onde passa a Linha do Equador, que divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul. Batemos fotos com um pé no hemisfério sul e o outro no hemisfério norte, assim como eu já havia feito no Meridiano de Greenwich, na Inglaterra.
Visitamos o Museu Etnográfico, que fica no prédio erguido sobre a Linha do Equador, o qual apresenta os grupos étnicos que formaram o país.  Almoçamos num restaurante na Mitad del Mundo, entramos nas lojas de artesanato e souvenires, e às 4h da tarde decidimos continuar a viagem em direção norte, para a cidade de Otavalo, a 100km de Quito. A estrada é parecida com as outras pelas quais passamos para chegar às cidades que já visitamos: vales, montanhas e vilarejos.

Chegamos em Otavalo (2.556m de altitude) com chuva, às 6h da tarde. Como sempre, a parte mais estressante da viagem é procurar hotel confortável com internet e preço bom (para o nosso bolso). Hospedamo-nos no hotel El Indio, numa das ruas principais da cidade, pertinho da Plaza de Ponchos.  Nessa praça fica a feira de artesanato. A maior parte das peças: tapeçarias, pinturas, etc. são produzidas pelos indígenas.
Saímos para comer uma pizza e já aproveitamos para dar uma volta pela praça principal. A cidade é muito bonitinha, com igrejas, ruas bem cuidadas e limpas, pizzarias aconchegantes, cafés e restaurantes.

 Amanhã iremos visitar os pontos turísticos da cidade.

7 comentários:

  1. Que legal, Edite! Todo dia, teu nome e essa aventura são comentados aqui entre nós e o teu blog tá fazendo sucesso mesmo! Somos fãs de vcs! Grande abraço pra vcs! Cristiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,
      Adoramos receber comentários de nossos amigos e fãs. Por enquanto tudo está correndo bem, e vamos atualizando o blog sempre que é possível encontrar internet.
      Um abração pra todos os que nos acompanham.

      Excluir
  2. Oie...que legal! O João hoje está na Colombia...e no final de semana estava em Quito. Boa Viagem! Bjo. Tati.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaty,
      Também estivemos em Quito no final de semana, e amanhã vamos para a Colômbia. O João está com telefone? Talvez a gente possa se comunicar.
      Um beijão

      Excluir
    2. Ele ia te enviar e-mail hj(passei o teu gmail), e está com skype /joaojamercocentro/. Esta tentando entar em contato com vcs! bjo grande. O blog deles é www.viagemaamericadosul.blogspot.com.br

      Excluir
    3. O e-mail dele é joao_jja@hotmail.com

      Excluir
    4. Thaty,
      Ele enviou e-mail pra nós. Tomara que a gente se encontre na Colômbia.
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir