terça-feira, 10 de abril de 2012


10\04\2012

Tomamos café e fomos conhecer Cuenca, onde nos hospedamos num apart hotel (El Puente) com cozinha completa. É uma cidade grande (350.000 habitantes) charmosa, com povo bem-educado, edificações da arquitetura colonial e republicana, e sobrados coloridos com sacadinhas proeminentes sobre as ruas, algumas destas ainda calçadas com pedras.  Na Plaza Principal, além de outros prédios interessantes, fica a Catedral de la Inmaculada Concepción, com seus altares dourados e de mármore polido,  e colunas imensas de mármore, que sustentam a  estrutura da edificação.
Pegamos um ônibus turístico na praça e fizemos um tour pela cidade. Passamos pelas ruas e seus prédios históricos, museus, sítios arqueológicos, casas antigas e residências modernas, e subimos uma colina de onde se avista toda a cidade. O ônibus passa pelo rio Tomebamba, onde ainda hoje se podem ver as mulheres lavando e estendendo suas roupas para secar às margens do rio.

De volta à praça, andamos até uma calle próxima onde encontramos um restaurante antigo, com sacadas que dão para um jardim interno, e janelas com vista para a catedral. Resolvemos almoçar lá, apesar de o preço da refeição ser mais salgado. Só depois de saborear o delicioso lomo de ternera a la plancha é que percebemos que valeu a pena.  
Visitamos também um dos mercados públicos de Cuenca, onde no meio de verduras, frutas, carnes, cereais, salames, queijos, etc. há um pequeno altar com um santo (como não sou muito devota, não reconheci qual era) com velas acesas, na porta de entrada, e outro, na porta de saída.
À tardinha fomos ao Mall de Rio, um shopping enorme onde o Tadeu se perdeu pelos corredores de ferramentas e equipamentos para carro. Fizemos um lanche na praça de alimentação e voltamos para o hotel.

4 comentários:

  1. Oi!

    Coloquei há uns dois ou três dias atrás uma mensagem e acho que ela não chegou até vocês. Vindo hoje dar uma outra olhada no blog, percebi isso. Não faz mal,espero que essa chegue. Que legal essa experiência de vocês, quantas paisagens e povos diferentes estão conhecendo. Curtam bem estes momentos. Estarei daqui torcendo por vocês. Um grande abraço. Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se estás recebendo minhas mensagens,vendo as fotos parece que estou nessa viagem, está muito lindo.

      Excluir
    2. Laura,
      Recebi a tua mensagem. É bom saber que os amigos estão ao nosso lado, mesmo distantes geograficamente.Obrigada pela força.

      Excluir
    3. Edi,
      Estou recebendo e respondendo às tuas mensagens. Adoro saber que não estamos sozinhos, que o pessoal está junto com a gente. Um beijo pra todo mundo.

      Excluir