segunda-feira, 2 de abril de 2012


02\04\2012

9h – saímos de Nazca seguindo para Lima. Ainda bem que a parte mais árdua da viagem ficou para trás: estradas sinuosas, vilarejos sem nenhuma infraestrutura, montanhas que parecem despencar sobre a estrada, neblina, falta de oxigênio, solidão, caminhões ... Mas verdade seja dita, as paisagens são lindas.
A rodovia Panamericana corta o deserto. Em alguns trechos aonde a água chega, há plantações e criação de gado nas margens da estrada. Depois de rodar 190km, desviamos o caminho para conhecer a Reserva Nacional de Paracas. É um santuário marinho protegido pelo governo peruano, que abrange o deserto costeiro do oceano Pacífico, com uma área de 335 mil hectares. As paisagens são fantásticas, e os pelicanos, gaivotas e focas chegam na beira da praia com a maior naturalidade.  Sentimos vontade de acampar perto da praia (é permitido), mas nos informaram que não há eletricidade e que às 6h da tarde as pessoas que trabalham na Reserva vão embora.  Almoçamos, e nos embrenhamos nas dunas para conhecer os arredores. É preciso ter cuidado para não se perder no meio das dunas.
Continuamos para Lima com o oceano Pacífico a oeste aparecendo e desaparecendo, e o deserto a leste sempre presente.

Chegamos em Lima por volta das 6h da tarde, no maior sufoco do trânsito, sem GPS, seguindo o sol como ponto de referência para chegar em Mira Flores, a zona mais bonita da cidade. Fica à beira-mar, com avenidas largas, canteiros floridos, gente passeando na rua, enfim, parece que  chegamos em outro país. Para chegar mais rápido em um hotel, utilizamos a técnica do Osni: pagamos um táxi para nos levar até o local. Cobrou três vezes mais que o normal, mas tudo bem, a gente já estava louco para ter uma trégua. Tomamos um merecido banho e fomos a um shopping, moderno, elegante, de frente para o mar, a quatro quadras do nosso hotel, a fim de comer alguma coisa e esticar as pernas.

5 comentários:

  1. Estou acompanhando dia a dia .Parabéns pela coragem . Espero que tudo corra bem. Boa viagem. Bjs. Maristela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela,
      Obrigada pela mensagem. Quem sabe vocês se animam e vão nos encontrar em um desses países por que passaremos. É só a gente combinar.
      Beijos

      Excluir
  2. Querida que maravilha o teu relato, viajo junto! Adorei as fotos e principalmente o mapa com o itinerário de vocês, assim me acho!
    Esta nossa neta vai escutar muita história linda e diferente.
    Beijos e até amanhã.
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu,
    Sempre que tenho um tempinho atualizo o blog. A postagem das fotos e o mapa são de autoria da Jukinha. Adorei a sugestão dela de me ajudar com isso. Hoje vi a Zoê comendo papinha. Liiiinda!
    Beijos
    Edite

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela aventura !!!
    Estamos acompanhando diariamente.

    Vamos colocar um link na Pagina da Trail Clube Biguaçu para divulgar o blog.

    Abraços a todos e muita determinação.

    Ass. Leandro (Pong)

    ResponderExcluir