domingo, 29 de julho de 2012

28/07/2012

Tomamos o nosso café da manhã e fomos visitar o campus da University of Alaska Fairbanks, que, além de oferecer uma abundância de cursos, tem laboratórios e faz pesquisas sobre os mais variados assuntos de interesse da humanidade.
Depois seguimos mais 90km para o norte, conforme orientação dos nossos anfitriões, até chegarmos a Chena Hot Springs Resort, um lugar maravilhoso para se visitar: restaurantes, camping, piscina natural de águas termais, estufa de plantas que abastece o restaurante do resort, passeio a cavalo, sled dog tours (somente quando está frio) e o interessante Aurora Ice Museum Gallery, cuja temperatura é mantida abaixo de zero para preservar as esculturas de gelo que ficam lá dentro.

Entramos no museu. Há um bar, todo feito de bloco de gelo, onde servem drink em taças esculpidas em blocos de gelo. Em resumo, a gente entra em um magnífico frigorífico que abriga as esculturas lindas, bancos, iglus, lustres, quartos com camas, tudo esculpido em blocos de gelo. O máximo de tempo que se pode ficar lá dentro é 40 minutos, com roupa apropriada que a gente veste na entrada.  A gente sai congelado, mas é lindo estar lá dentro.
Para manter o museu gelado, principalmente no verão, é utilizada energia geotérmica para produzir eletricidade.

27/07/2012
Às 6h o sol já estava alto. Deixamos o camping às 7h45 e continuamos para Fairbanks. Passamos pela fronteira do Canadá para os Estados Unidos às 9h, tranquilamente, com um agente aduaneiro muito simpático.

Em alguns trechos da rodovia há obras de manutenção, porque o inverno intenso danifica a pavimentação. Nesses momentos há batedores para guiar os carros até o final do trecho em obras.
A 200km de Fairbanks encontramos um alce atropelado por um carro, na beira da rodovia. Duas horas e meia depois, estávamos em Fairbanks.  Hospedamo-nos no hostal Downtown Log Cabin. Fomos recebidos por um casal de mais ou menos 70 anos, muito simpático, que nos deu um mapa da cidade com os pontos turísticos além de sugestões sobre o que visitar.  Os velhinhos aposentados sempre arranjam alguma coisa para fazer.

De Fairbanks até o Círculo Polar Ártico são apenas 600km de distância. Tivemos vontade de ir até lá, mas precisaríamos de pelo menos um parceiro de carro conosco, pois a estrada não é boa. Além disso, é um local deserto por onde passa somente caminhões e ônibus esporadicamente.
Fomos ao Visitor Centre, cujo pessoal, muito gentil, informa e orienta os turistas, além de oferecer folhetos, revistas e mapas grátis. No local tem um pequeno museu e salas com vídeo mostrando o selvagem Alasca no inverno e suas principais atrações turísticas.

Fairbanks começou sua fundação no início do século XX, e devido à sua importância na II Guerra Mundial, a produção de ouro na região, a construção da Trans-Alaska Oil Pipeline e a expansão da University of Alaska, muitas pessoas procuraram oportunidade de trabalho nesse território distante. Atualmente tem 32.000 habitantes na cidade.