quarta-feira, 1 de agosto de 2012

30/07/2012

Levantamos acampamento às 9h40. Continuamos na Alaska Hwy, que passa pela floresta do Alasca e Canadá, em direção a Whitehorse (Canadá). Na rodovia há placas avisando a presença de lobos, alces e ursos. É comum ter que diminuir a velocidade para não atropelar esquilos e lebres que atravessam o asfalto correndo.
Em Withehorse visitamos o barco a vapor S.S. Klondike, que era o meio de transporte através do rio Yukon (que fica gelado sete meses e meio por ano). Construído em 1929, como somente transportador de minério, naufragou em 1936. Reconstruído em 1937, foi ativado como transporte também de passageiros e mercadorias.  Quase todo o interior do barco é constituído de peças e móveis originais. Muito interessante também é o filme, que mostra as dificuldades que as pessoas passavam naquela época com transporte.

Continuamos nossa viagem.  Mais ou menos 60km depois avistamos uma ursa atravessando o asfalto com um filhote. Após 100km avistamos ursos comendo frutinhas bem perto do asfalto.
Acampamos em Watson Lake.  Os campings são bem organizados, com banheiros ótimos, ar quente, secador de cabelo, lavanderia e alguns até têm bar e restaurante.

29/07/2012
Despedimo-nos de Verna e Allen Fleming às 9h. Ele nos deu um mapa e ainda deu mais informações sobre onde ficarmos nos próximos quilômetros.

No caminho passamos por North Pole, a 13km de Fairbanks, e entramos na  Santa Claus Lane. É uma cidadezinha que vive o espírito de Natal durante todo o ano. A loja tem tudo o que se pode imaginar de enfeites de Natal. Os objetos decorativos são lindos, mas caríssimos.

Na rodovia Alaska Hwy, batemos foto de uma parte do Trans-Alska Pipeline System, oleoduto que começa em Prudhoe Bay (outro lugar que gostaríamos de ir se tivéssemos um parceiro) e termina em Valdez, de onde é levado para as refinarias da costa oeste.
Às 15h30 entramos no Território de Yukon, Canadá, com diferença de 1 hora. Às 17h30 vimos uma ursa com dois filhotes tentando atravessar o asfalto. Paramos o carro e ficamos de tocaia para bater fotos.

Acampamos em Haines Junction.  Durante o dia estava quente, mas à noite (que ainda era dia) esfriou. A noite não é escura; é mais clara que uma noite de luar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário