quinta-feira, 5 de julho de 2012

04/07/2012
Deixamos o hotel em Mazatlan às 8h30.  Antes de seguirmos viagem, passamos numa oficina para efetuar a troca do óleo e dos filtros da caminhonete (60.000km rodados). Às 10h estava tudo pronto. Continuamos para o norte.  Depois de 50km, a paisagem começa a mudar: terra seca, vegetação escassa. Entramos na região árida do México. Na entrada de Culiacan estavam várias viaturas com policiais fardados de preto e encapuzados, mandando os motoristas pararem, entre eles, nós. Um dos encapuzados perguntou de onde éramos.  Tadeu respondeu em português: “Somos brasileiros”.  O policial disse para tomarmos cuidado na estrada e nos desejou boa viagem. Mais adiante, várias caminhonetes com soldados e fuzis fixados na carroceria, apontados para cima. 
Nas imediações de Guasave, uma operação militar com trailers, caminhões, trincheiras, etc. fazendo inspeção nos carros. Paramos para a revista, e aproveitei para “sacar una foto” sorrateiramente.
Passamos por Los Mochis .  Apesar de o norte ser uma região árida, há plantações, assim como montanhas e vegetação variada entremeada de cactos.  A linha férrea passa paralelamente  à rodovia em alguns trechos.
Por volta das 6h paramos em Guaymas, um balneário bonito onde muitos turistas passam as férias. Os dois primeiro hotéis em que entramos estavam lotados.  Começou a temporada de verão.  Finalmente encontramos o Hotel Plaza de Cortés, de frente para o mar, que também oferecia camping com infraestrutura de banheiros, restaurante, bar, piscina, Wi Fi.  Montamos pela primeira vez a nossa barraca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário