sexta-feira, 18 de outubro de 2013


18/10/2013

Hoje tomamos nosso café às 9h da manhã. Conversando com o pessoal local, soubemos que tivemos muita sorte em fazer a travessia da BR 319 em dois dias.  Quando chove muito, as pessoas levam seis dias para atravessar e chegam a acampar no meio da estrada.

Enquanto os homens levam os carros ao posto para lavação, as mulheres dão um passeio pelo centro e visitam o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, construído quando a cidade estava no momento de riqueza, durante o “ciclo da borracha”. Atualmente é o símbolo mais relevante de Manaus.

Às 13h nos dirigimos para o porto de Manaus a fim de fazer um passeio a lugares turísticos da região. Contratamos um táxi fluvial (barco) e fomos almoçar num restaurante flutuante no rio Negro. Lá oferecem um bufê com peixes da região (pirarucu, tambaqui), alguns pratos típicos e suco de frutas nativas da região. 

Depois do almoço seguimos durante 10 minutos por uma passarela de madeira a 5m do chão, que  nos deixava bem perto das copas das árvores, para ver a planta vitória régia. Ela possui uma folha enorme, parecida com uma forma de pizza, que fica na superfície da água, pode chegar a 2,5m de diâmetro e suportar o peso de uma criança.  Sua flor tem uma fragrância forte, e o suco extraído de suas raízes é utilizado pelos índios como tintura negra para os cabelos. Visitamos também a árvore chamada Samauma, considerada pelos indígenas como a “mãe das árvores”, que pode atingir 90m de altura. Suas raízes formam compartimentos que servem de abrigo para os índios.

Depois pegamos o barco novamente e fomos a Janauari, local onde foi rodado o filme “Anaconda”.  Estivemos em outro local em que havia um bicho-preguiça e uma sucuri gigantesca convivendo com uma família numa casa flutuante. 

Nosso último passeio foi ver o encontro das águas do rio Negro (de água escura) e Solimões (de água barrenta, amarelada). As águas dos dois rios correm lado a lado e não se misturam por uma extensão de 6km. Isso acontece devido à diferença entre a temperatura e densidade das águas e à velocidade das correntezas: o rio Negro corre cerca de 2km/h com temperatura de 28°C, e o Solimões corre de 4 a 6km/h com temperatura de 22°C.

À noite fomos ao shopping Amazonas

Obs.:
Quando falamos ao nosso guia que  Osni e Fernando tinham visto uma pantera negra, ele disse que provavelmente deveria ser um gato-do-mato preto, grande, selvagem, que vive naquelas localidades.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha de viagem! fico imaginando me sentindo um pouquinho por estas bandas.rsrsrsrs.

      Excluir
  2. Grande viagem. Pena que só podemos acompanhar pelo blog...

    Eduardo & Marcia

    ResponderExcluir