quarta-feira, 30 de outubro de 2013

30/10/2013
Às 6h40 continuamos a viagem. Tomamos café na primeira lanchonete que encontramos aberta e em seguida entramos na fila para abastecer os carros. Meio tanque de diesel custa R$0,10 (dez centavos de real) e um cafezinho no posto custa R$0,15 (quinze centavos). Os bombeiros enchem o tanque dos carros até a boca e sempre deixam escorrer em torno de um litro pela lataria afora.
Nosso destino é Punto Fijo, uma cidade situada nas cercanias de uma refinaria, que se destaca pelo movimento turístico e comercial (zona franca da Venezuela), de onde vamos obter informações para conhecer as ilhas de Aruba e Curazao.
De repente um desvio na rodovia devido a um desmoronamento. Subimos as montanhas por uma estrada sinuosa, com árvores caídas até a metade da pista de asfalto. Essa é uma parte da Rota 1, a qual devemos seguir para chegar ao nosso destino.
Ao meio-dia almoçamos em Guacara.  Alguns quilômetros depois, em Puerto Cabello, há uma refinaria. Raramente se vê um pasto com gado. Em Paraguaná, o asfalto passa pelo meio das dunas, cujas areias avançam na rodovia.
Chegamos a Punto Fijo por volta das 7h da noite.  Os hotéis estão lotados. Voltamos uns 10km e conseguimos um hotel ótimo para passar a noite.

29/10/013
Levantamos cedo para arrumar a bagagem que está aumentando. Mudamos nossos planos. Não vamos mais a Caracas. Achamos melhor curtir as ilhas do Caribe.
Às 9h saímos da pousada em direção ao ferry. No caminho abastecemos os carros (R$0,20) e seguimos.  Após 45min chegamos à Aduana Punta de Piedras, entramos na fila para apresentação dos documentos e tíquetes e ficamos esperando até às 12h para entrar na embarcação. Este ferry que pegamos (express) leva duas horas para chegar a Puerto La Cruz e é ótimo: poltronas confortáveis, lanchonetes e banheiros bons e limpos.
Saímos do ferry às 14h45. O trânsito é caótico. Ninguém respeita o sinal. Levamos uma hora para sair da confusão do tráfego e alcançar a rodovia. Passamos por um pedágio, mas não havia ninguém para cobrar. A 90km de Barcelona avistamos uma refinaria de petróleo jorrando fogo e fumaça preta para cima.  Mais ou menos 80km depois há outro pedágio, mas só é cobrado de caminhão.

Ao anoitecer cai uma chuva grossa que nos acompanha até Rio Chico. Apesar das péssimas condições do hotel, temos que parar aqui porque a estrada é ruim e muito perigoso viajar à noite.