domingo, 5 de agosto de 2012


05/08/2012
Levantamos tarde, cansados da estrada. Percorremos 830km pelas pradarias das Grandes Planícies. Essa região era o habitat dos bisões e onde tribos indígenas viviam e os caçavam; hoje, grande parte da área é ocupada por plantações e fazendas de gado.

Nas pastagens há uma grande quantidade de rolos de feno armazenados; e até o mato dos canteiros das rodovias é aproveitado. Grandes celeiros de aço se destacam perto dos campos de plantações.
Mais para o leste começam a aparecer arbustos e algumas árvores.  Da rodovia podem-se avistar patos nadando em pequenos lagos e pássaros voando.  Infelizmente encontramos mais um animal (veado) morto no acostamento.

Paramos em Brandon para dormir.


04/08/2012
Levantamos acampamento por volta das 9h.  Uns 20km depois vimos dois guardas florestais com armas de dardos rondando o parque, onde os turistas acampam e onde também é o habitat dos ursos.

Passamos pelo Stufild Glacier e seguimos para o sul pelo meio do Jasper National Park. O dia estava lindo e quente.  As Montanhas Rochosas, que começam no norte do Estado da Columbia Britânica, são uma maravilha de paisagem.
Depois de passar o Parque Nacional Jasper, Parque Nacional Banff, Parque Nacional Yoho e o Parque Nacional Kootenays, que são de extraordinária beleza, chegamos às Grandes Planícies, em direção leste.  Alguns quilômetros depois está a próspera cidade de Calgary, com mais de um milhão de habitantes.

Continuamos para o sudeste e paramos em Medicine Hat para jantar e domir.


03/08/2012
Saímos do hotel em direção ao sul do Canadá. Entramos na área de descanso do Ancient Trees Park, onde existem árvores com mais de mil anos de idade e uma biodiversidade protegida pelo governo.

As 16h40 entramos no Estado de Alberta em direção sudeste. Depois entramos no Jasper National Park e tivemos que comprar um passe de U$19,60 para ingressar no parque, com permanência de 24 honras. 
A cidade de Jasper fica no meio do parque e é uma graça. Estávamos passeando pela cidade quando vimos um veadinho (animal) comendo as plantas do jardim de um edifício. Como a maioria das cidades pequenas, Jasper tem as casas e os edifícios de madeira, com parede dupla, jardins floridos e floreiras penduradas nas janelas e nos postes.

Os hotéis estavam lotados e os campings próximos também estavam lotados.  Ficamos num camping a 17km da cidade, no meio do parque, com uma paisagem linda.

5 comentários:

  1. E ai parceiro delicia de viagem estou c inveja
    (Inveja boa)tra ga bastante novidades para nos.
    sucesso. Abr Joao J. Andrade

    ResponderExcluir
  2. João,
    A viagem realmente está muito boa. Pena que a turma não está junto com a gente.
    Um abraço pra galera.

    ResponderExcluir
  3. Que viagem linda! Estou encantada com o lugares que vocês visitam. Queria andar no carro de cavalo rsrsrs. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Edi,
    Nós também estamos encantados. Muitos lugares conhecemos por indicação das pessoas que encontramos no hotel ou com quem conversamos na rua.
    Beijos pra toda a nossa família e amigos.

    ResponderExcluir
  5. Estou esperando novidades. Tenho uma a tia Virgínia morreu... 100 anos.

    ResponderExcluir