sábado, 31 de março de 2012

31\03\2012

Pegamos a Transoceânica novamente às 7h30, em direção a Nazca (ou Nasca). A 48km de Cusco havia um pedágio a 3,90 soles.  A estrada sinuosa, com curvas em U, passa pela Cordilheira dos Andes e seus vales verdejantes, com uma paisagem maravilhosa.

Depois de 80km, o verde começa a escassear e a temperatura aumenta, porém passados mais alguns quilômetros os vales e as montanhas, com plantações e casinhas feitas de tijolos de barro e telhados de palha, denunciam a presença da civilização inca.  Pouquíssimos trechos da rodovia não estão pavimentados, e outros estão sujeitos a desmoronamentos e neblina, mas a grande maioria da estrada é boa e bem sinalizada. Cachoeiras atravessam o asfalto e desaguam no despenhadeiro.
 A 345km de Cusco, o oxigênio começa a faltar pra nós e pro carro, que começa a perder força. Devemos estar a uns 5.000m de altitude. Não sabemos exatamente quanto porque os nossos dois GPS estão inativos, e o GPS do Tadeu não está programado para precisar altitude.

No topo das montanhas há vários rebanhos de lhama que pastam e atravessam o asfalto com a maior intimidade. Quem quiser que pare o carro quando elas estiverem passando. Da mesma forma, vacas, burricos, porcos, cachorros e galinhas se acham os donos do pedaço.

Uma chuva de pedra nos pega de surpresa no topo da cordilheira, e o asfalto fica branco de pedrinhas que pulam no chão como bolinhas de vidro. De repente a chuva para.  Estamos andando tão alto que abaixo de nós avistamos nuvens.
A 100km de Nasca passamos pelo quarto pedágio a 3,90 soles. Até a cidade, a estrada é ótima, bem sinalizada. Chegamos em Nazca por volta das 8h. Já anoiteceu, claro, mas nos vilarejos por que passamos não havia condições de hospedagem.

Foram 657km de curvas para um lado e para o outro, 11 horas de percurso, coisa pra deixar qualquer motorista exausto e tonto. Mas não o Tadeu. Assim que nos acomodamos, saímos para jantar num restaurante de frente para a Plaza de Armas.

2 comentários:

  1. Estamos acompanhando. Parabéns! Aproveitem ao máximo! Incluam fotos! Abraços, Rui e Edi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, queridos,
      Mal tenho tempo de relatar a viagem. Quando chegamos no hotel estamos cansados. Vivo brigando com o computador para postagem das fotos. Leva um tempo enorme pra baixar uma imagem e ainda assim perde a conexão.
      Mas eu chego lá.
      Beijos. Cuidem bem da Ondina.

      Excluir